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Cancelado: Cerimônia para o vazio

Data 15 de junho de 2024 | Sábado Hora das 9h às 14h Com Danielli Mendes

Modalidade: Presencial 


Nesta imersão vamos provocar o silêncio e a introspecção como uma estratégia coletiva para regenerar os movimentos naturais do corpo, principalmente o movimento de expansão e recolhimento que está em nós através da respiração.

Respirar juntos será nosso primeiro passo para evocar o vazio como ambiência. Transitar livremente entre o espaço Céu e Terra com respeito e de maneira harmoniosa, silenciosa e serena. 

Conviver com as qualidades da nossa matéria sem precisar eleger um padrão físico e, portanto, mental que afirme a nossa individualidade, ao invés disso, estaremos em trânsito sendo firmes e flexíveis, fortes e suaves, ao mesmo tempo.

Exercer a continuidade como a lei íntima que rege o nosso corpo: avançar recuando, expandir recolhendo. Perceber que um movimento não existe sem o outro e que transitar sem estancar o fluxo só é possível através da mediação dos espaços vazios.

Dois ensinamentos presentes nos versos do Tao te King e a forma do jogo dos cinco animais, wu qin xi, nos ajudarão a vivenciar o vazio:


“trinta raios convergentes unidos ao centro formam a roda,
Mas é o vazio central que move o carro.
O vaso é feito de argila,
Mas é o vazio que o torna útil.
Abrem-se portas e janelas nas paredes de uma casa,
Mas é o vazio que o torna habitável.
O ser produz o útil, mas é o não ser que o torna eficaz”


 “(...) quem pode, como a água permanecer em repouso até que a lama assente?
Quem é capaz de permanecer parado até o momento da ação? 



O jogo dos cinco animais
O doutor Hua To Fue foi um médico taoísta que viveu no século II. O médico se inspirou nas principais qualidades motrizes e no comportamento do tigre, cervo, urso, macaco e pássaro para criar, com base em seus conhecimentos da medicina tradicional chinesa e das práticas corporais, uma série de exercícios que através da imitação dos animais se correspondem e atuam sobre cada um dos cinco órgãos e, portanto, sobre cada esfera funcional física, emocional e mental. Um dos principais objetivos da prática é coordenar o externo, através da forma dos animais, com o interno, intenção que evoca o espírito de cada animal.


Descrição das atividades:
Primeiro momento
- Respiração coletiva;
- Tansitar do denso ao sutil e do sutil ao denso;
- Encher e esvaziar um copo com água, caminhada do cheio e vazio;
- Sequência para restaurar o vazio das articulações.


Segundo momento
Ensino e prática dos 10 movimentos, dois movimentos para cada animal, que compõe a prática.
- Tigre: energia do fígado - raiva;
- Cervo: energia dos rins - medo;
- Urso: energia do baço-pâncreas - reflexão;
- Macaco: energia do coração - alegria;
- Pássaro: energia dos pulmões - tristeza.


Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade com 1 dia de antecedência

Acordo de Adesão de Prestação de Serviços Educacionais

  • Por este acordo entre os abaixo assinados, de um lado a Associação Palas Athena do Brasil – declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal – com sede à Alameda Lorena, 355, Jardim Paulista, CEP 01424-001, na cidade de São Paulo, de ora em diante denominada PALAS ATHENA e, de outro lado o ALUNO:

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Informações da Atividade

Curso presencial
Aulas na sede da Palas Athena: Alameda Lorena, 355 - Jardim Paulista, São Paulo.

Temos convênio com o estacionamento em frente. 

Docente | Danielli Mendes
Artista e dedica-se à pesquisa e criação de práticas de autocuidado para restaurar o corpo energético através de coreografias e atos performativos que ela intitulou de "Cerimônias para a Quietude". É formada em Dança pela Unicamp. Participou do segundo módulo do curso “Africa diaspora Training Program” na Ècole des sables (Senegal), intitulado “Performance, visibilility and blakness” em 2023. Ministrou cursos e workshops para profissionais da saúde do SUS. Seu trabalho tem como objetivo investigar técnicas que ajudem a criar estratégias de fortalecimento e reposicionamento de seu centro vital para romper com as narrativas coloniais que estão informadas em seu corpo como mulher e artista negra no Brasil.

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