Modalidade: Online e gravação (disponível por 7 dias)
Não haverá aula nos dias 1 de maio e 20 de novembro
“A ética não começa por uma ignorância que devemos transformar em saber, mas por um saber que exige sua realização.”
– Soren Kierkegaard
A boa convivência se torna a cada dia, mais do que uma aspiração, uma urgente necessidade de nosso tempo.
Conquistamos direitos humanos, entretanto, mal conseguimos dar conta da responsabilidade de honrá-los; defendemos as conquistas democráticas, mas nossos interesses ideológicos ou privados inviabilizam o diálogo; globalizamos a economia, porém, seguimos obstinadamente reproduzindo padrões de acumulação, privilégio e exploração. Sobretudo os mais jovens reconhecem os problemas, mas reagem como que atados ao emaranhado de condicionamentos em que vivemos.
São os comportamentos que revelam os traços de nossa presença moral e ética no mundo; quando bem orientados, eles criam referências de confiança, cooperação e convivência frutífera – e condições que fazem florescer o macroprojeto da Vida em todo o planeta.
A evolução do exponencial do conhecimento científico permite hoje identificar fatores que determinam nossos comportamentos e, portanto, abrem possibilidades de transformação.
Esta formação abordará os fatores ambientais, biológicos, psicológicos, culturais e sociais que influenciam nosso comportamento e percorrerá as principais referências desenvolvidas por culturas clássicas como Grécia, China e Índia, entre outras, mas também as éticas de culturas menos conhecidas, como o Ubuntu, de matriz africana, e o Bem-viver ameríndio. Além disso, abordaremos os principais domínios das Éticas Aplicadas, que derivam das complexidades e conhecimentos da vida moderna.
O curso está formatado em módulos permitindo que o participante escolha apenas núcleos temáticos de seu interesse.
O certificado de Formação em Ética será conferido aos participantes que tiverem acompanhado no mínimo 75% do curso como um todo.
Inscrições: até 6 de março às 15h, enquanto houver disponibilidade de vagas.
Mínimo de 15 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade com 10 dias de antecedência.
IMPORTANTE: Você pode optar por pagar o valor total parcelado em até 10x no cartão de crédito, ou pagar a primeira parcela no valor de R$ 340,00 e as demais no boleto bancário - que serão enviados mensalmente após o início do curso. Para parcelar no boleto clique aqui.
INTRODUÇÃO
A formação está organizada em módulos conforme apresentado a seguir. O propósito fundamental é do programa como um todo é analisar os conceitos e as fronteiras entre Ética, Ciências do Comportamento e Artes da Convivência de modo a abranger o campo ético nos diversos segmentos da atividade humana na atualidade.
Os módulos poderão ser realizados de modo independente, com certificados correspondentes a cada módulo.
Uma certificação da Formação em Ética será conferida aos alunos que completarem 75% da carga horária total dos diversos módulos. Presença no primeiro módulo é requisito obrigatório para obtenção do certificado, pois este orientará os demais módulos.
PROGRAMA - MÓDULOS
Módulo I - 6 de março a 24 de abril
A biologia do comportamento, o cérebro e a vida em sociedade
As Ciências Comportamentais investigam os processos cognitivos de inúmeros organismos (bactérias, fungos, plantas, insetos, aves... seres humanos) e também os comportamentos que estes adotam em suas interações com outros organismos, com o mundo natural e consigo mesmos. Dentre os comportamentos estudados, estão os processos de decisão e estratégias de comunicação intra e entre organismos, bem como deles com o ambiente em que vivem.Além disso, no caso do ser humano, as estratégias comportamentais abrangem os modos e costumes do conviver, produtos da consciência e da diversificação da cultura humana, que geram os desafios e ensejam a “arte de conviver”.
• A biologia do comportamento
• A neurociência dos afetos – as emoções e os sentimentos
• A economia comportamental: racionalidade e irracionalidade nas decisões práticas (saúde, dinheiro, relações...)
• Como e por que pessoas boas “pisam no tomate”
• A mente moral – a consciência moral
• Como as instituições pensam e constroem cooperação e solidariedade
• Como enfrentar os radicalismos, fundamentalismos e o totalitarismo.
• Da crítica da indignação à ação reparadora
Módulo II - 8 de maio a 12 de junho
Panorama histórico-cultural da Ética
A Ética está na base da vida em progressão. Quanto mais aprendemos sobre os ciclos da vida e o modo como se articulam em seu sentido biológico e nas interações com o reino mineral, mais se evidencia a concorrência de princípios éticos que orientam e organizam a complexidade da vida conferindo-lhe integridade, simplicidade e beleza. Mas é nas comunidades humanas que a ética ganha sua máxima importância, frente ao ordenamento individual e coletivo demandado pela consciência humana. Não existe agrupamento humano que consiga seguir à frente em sua luta pela sobrevivência, sem se pautar, ainda que parcialmente, por valores e princípios éticos. Falemos ou não nela, a Ética está continuamente representada em nossas relações cotidianas: nas decisões que tomamos, escolhas que fazemos, atitudes e ações frente aos dilemas da convivência. Em outras palavras, pela ética as comunidades humanas se desenvolvem e podem se perpetuar, e pela ausência dela, correm o risco de se empobrecer e degenerar. Portanto, aprender mais e cultivar um sentido de alerta sobre a importância da Ética se mostra uma conduta essencial tanto na esfera individual quanto coletiva.
• A virtude: Índia, China, Grécia e Roma
• A virtude: Judaísmo, Cristianismo e Islã
• Ética dos povos originários
• Utilitarismo, Consequencialismo e Deontologia (Kant)
• Ética no século XX (Foucault, Benjamin, Habermas)
• Ética no século XXI (Morin, Bauman, H, Jonas)
Módulo III - 19 de junho a 17 de julho
Ética e Cultura: A Religião, a Tecnociência e futuros possíveis da humanidade
Os humanos não fizeram o mundo em um dia. Todas as soluções encontradas para nossa sobrevivência como espécie situam-se num continuum dado pela cultura, pelos reflexos das conquistas e erros do passado, pelas demandas do presente e pelos interesses e expectativas quanto ao futuro. A Cultura é uma grande esteira que nos carrega numa velocidade que lhe é própria. Ela envolve objetivos, práticas e valores compartilhados por pessoas que se organizam em camadas complexas. Geralmente, a cultura descreve uma maneira compartilhada de “fazer o dia acontecer”, contemplando inclusive o bons e maus hábitos de seus participantes, seu modo de operar e consequências. E claro, é na cultura que se enraízam de maneira profunda os padrões morais e éticos de como as pessoas devem interagir umas com as outras; tais padrões resultaram de transformações históricas experimentadas e acumuladas ao longo dos tempos.• Tradição, Multiculturalidade, Colonização e Descolonização
• Crenças, valores intergeracionais e complexos culturais
• Espiritualidade, religiosidade e ateísmo
• Ciência e tecnologia
• Transhumanismo
Módulo IV - 24 de julho a 28 de agosto
Ética e Sociedade: A inclusão de todas/os, a metamorfose da família e as relações sociais
A organização social tem se tornado cada vez mais complexa. Trata-se de uma complexidade ora carregada de promessas que encantam, ora de ameaças que nos assolam quase diariamente: revoluções nas ciências e tecnologia, nos costumes, nas comunicações e em itens vitais como saúde, educação e trabalho nos colocam o desafio de estar ou não em dia com a capacidade de assimilar o que aí se apresenta. Existe, entretanto, um paradoxo: a sociedade nos entrega todas essas coisas na forma de crenças, serviços e produtos mas, ao mesmo tempo, nos deixa isolados para administrar os choques, tensões e conflitos que daí decorrem. E tal como ocorre nos sistemas complexos, eventos focais e aparentemente menos importantes, virilizam gerando ondas poderosas de tensão entre familiares e amigos, além de hostilidade para com estranhos. Viver em sociedade pede atenção maior para o que ocorre em nosso entorno e o cultivo de estratégias de boa convivência.
• Cultura de paz, não violência e desobediência civil
• Diversidade, inclusão e exclusão social
• Trabalho, cooperação e competição
• Vida familiar e comunitária
• Política e ideologia
• Cidadania, educação e saúde publica
Módulo V - 4 de setembro a 25 de setembro
Ética e Meio Ambiente: Novas formas de habitar o planeta
Qual o alcance de responsabilidades para com as espécies e ecossistemas do planeta? Devemos nos ocupar de ações que garantam a proteção das gerações futuras? O reconhecimento da aceleração das mudanças ambientais e climáticas nos torna responsáveis por essas ações? O que significa ser "sustentável" e por que muitos acreditam que a sustentabilidade é um imperativo ético para a ciência e a sociedade neste século? Há um valor intrínseco na natureza que não é um valor instrumental para uso humano? Parece que estamos numa encruzilhada que nos obriga a reconsiderar nossa cosmovisão sobre a existência humana como parte integral da Natureza.
• Globalismo, interdependência e crise de recursos
• Mudanças climáticas e aquecimento global
• Proteção à biodiversidade
• Sustentabilidade e preservação ambiental
Módulo VI - 2 de outubro a 30 de outubro
Ética e Biologia: Fisiologia humana, Neurociências, Genética e Direito Animal
No campo da Biologia a responsabilidade moral torna-se cada vez mais crítica, não somente para com os próprios seres humanos, mas também para com as demais formas de vida do planeta. Novas conquistas surgem a todo momento e elas carregam dilemas quanto às consequências para a vida humana de nossas incursões, por exemplo, na área da genética, das neurociências e da fisiologia. Não menos importante é considerar os modos como os seres humanos têm utilizado as demais formas de vida no planeta para atender seus interesses. Qual cobertura ética e moral deve ser dada a essas novas e poderosas descobertas? Os avanços devem supor o ser humano como seu alvo prioritário de benefícios? Que papel os organismos não humanos deveriam ocupar em nosso sistema ético?
• A ética pelas lentes das Neurociências
• Fisiologia Humana e os novos corpos
• Empatia, hereditariedade e ancestralidade
• Genética e os novos parâmetros para a vida.
• Animais cada vez mais pessoas?
Módulo VII - 6 de novembro a 11 de dezembro (não haverá aula dia 20 de novembro)
Ética e Psicologia: O envelhecimento, as emoções e o altruísmo
Como seres humanos somos reconhecidamente portadores de um “espaço de interioridade”, lugar onde ordinariamente consideramos que habita nossa consciência. Muito embora isso seja dado como certo, poucos são os que se dedicam a olhar para dentro e cuidar dessa morada. A maioria de nós vive quase todo o tempo com o olhar projetado para a exterioridade, para as janelas do mundo, lugar nem sempre receptivo e seguro, mas onde “vejo o que todos veem” e onde não nos sentimos isolados. Habitar nossa interioridade é saber vez ou outra fechar as janelas para o mundo e encontrar a fonte de nossos sentidos de existência. É ali o espaço solitário onde a imaginação nos fascina ou amedronta, onde as memórias nos asseguram identidade e os pensamentos nos propõem jogos dialéticos nem sempre fáceis de realizar. Ali também está a origem de nossas disposições éticas; das reflexões e escolhas que possam dar autenticidade a nosso agir no mundo. Nessa interioridade está a fonte do cuidar de si, que pode se desdobrar para o cuidar do mundo. E o perigo maior para essa fonte, é que seja contaminada pelo autoengano.
• Desenvolvimento pessoal, amadurecimento e envelhecimento
• Cultivo emocional
• Motivação, interesse e busca de sentido
• Alteridade, altruísmo e o principado da relação
• Interação Social e redes de comunicação