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A longevidade como desafio e oportunidade: Aspectos éticos, culturais e psicológicos

Data 7 a 28 de junho de 2022 | Terças-feiras Hora das 19h30 às 21h30 Com José Carlos Ferrigno

A expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo graças aos avanços da ciência. Muitos desejam viver uma vida longa e feliz, mas, paradoxalmente, nem todos têm uma visão positiva em relação ao inevitável processo de envelhecimento.

No entanto, o reconhecimento e a reflexão sobre as consequências da passagem do tempo podem enriquecer todas as fases da vida, uma vez que essa reflexão pode trazer sabedoria para as decisões próprias da juventude, da idade adulta e da velhice, bem como vantagens para os relacionamentos intergeracionais, e para a saúde física e mental da vida inteira.   

A busca da qualidade de vida no envelhecimento é um tema que envolve múltiplos aspectos abordados pelas ciências biológicas e humanas e que fazem parte também do nosso imaginário.

Portanto, quando decidimos buscar respostas à questão de como envelhecer com qualidade de vida, necessariamente nos deparamos com considerações de natureza ética e cultural.

Acordo de Adesão de Prestação de Serviços Educacionais

  • Por este acordo entre os abaixo assinados, de um lado a Associação Palas Athena do Brasil – declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal – com sede à Alameda Lorena, 355, Jardim Paulista, CEP 01424-001, na cidade de São Paulo, de ora em diante denominada PALAS ATHENA e, de outro lado o ALUNO:

    Clique aqui para ler o termo completo.

Pague com:
R$ 290,00
em 2x de R$ 145,00 sem juros
Favorito

Informações da Atividade

Curso presencial - Aulas na sede da Palas Athena: Alameda Lorena, 355 - Jardim Paulista, São Paulo.


Alguns aspectos abordados no curso:
• A velhice no passado e no presente e a posição da ciência moderna: a Gerontologia. A recente campanha “velhice não é doença”: resistência ao conservadorismo científico e ideológico. 
• O impacto social, econômico e cultural do aumento da expectativa de vida para o idoso, para a família e para a sociedade.
• O que a idade cronológica diz sobre o sujeito, ela define o que somos? Velho, idoso, Terceira Idade, como aqueles que atingem uma idade avançada querem ser nomeados? Como lidar com o preconceito etário?
• O relacionamento entre as gerações na sociedade contemporânea. Conflitos intergeracionais e esquemas de cooperação na família. Programas de aproximação de gerações com vistas à edificação de uma cultura de paz.
• Envelhecimento ativo, políticas públicas e direitos de cidadania. Empreendorismo e protagonismo do Idoso. Lazer, educação permanente e ocupação do tempo livre na aposentadoria. O idoso como aluno e como mestre. Coeducação de gerações.
• Aspectos psicológicos do envelhecimento. Saúde e morbidades. Relacionamentos na família, no trabalho e na comunidade.
• O cuidado a idosos fragilizados: alternativas de atendimento. Cuidados paliativos. O trabalho junto à família e ao idoso. Questões éticas. Testamento Vital ou Diretrizes Antecipadas de Vontade: a preocupação em respeitar a autonomia dos velhos no período derradeiro da vida. 

Docente | José Carlos Ferrigno
Doutor em Psicologia Social pela USP. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona e em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada. Professor convidado dos cursos de especialização da PUC, Hospital Albert Einstein e Palas Athena. Consultor do Centro Dia para idosos da UNIBES e de instituições no planejamento e execução de programas de preparação para a aposentadoria e de programas intergeracionais em instituições públicas e privadas. Membro do Conselho Consultivo da Palas Athena. Autor dos livros "Coeducação entre Gerações" e "Conflito e Cooperação entre Gerações".

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