Modalidade: Presencial
A Pedagogia da Cooperação é uma abordagem colaborativa desenhada para criar ambientes e relacionamentos cooperativos em empresas, escolas, governos, ongs e comunidades. Ela potencializa a inteligência coletiva e a autonomia pessoal para solucionar problemas, transformar conflitos e realizar metas e objetivos comuns.
A Pedagogia da Cooperação propõe o desenvolvimento de um conjunto de 7 Práticas ou saberes colaborativos que promovem pequenas, potentes e sistêmicas mudanças nas relações entre pessoas, equipes, organizações, comunidades e nações, resultando em:
• Ampliação da visão de mundo sob a perspectiva transdisciplinar, sistêmica e complexa, inspirando a construção de pontes ao invés de muros.
• Restauração da dimensão do humano nas relações sociais e profissionais.
• Compreensão mais profunda do conceito e dinâmica da competição e cooperação como processos de interação social e fenômenos culturais, portanto, passíveis de transformação.
• Manifestação do que é mais genuíno nas pessoas, grupos, comunidades e organizações. Em outras palavras, inspira o desenvolvimento do “melhor” em cada pessoa, ao invés do “ser melhor” que todo mundo.
• Elevação dos níveis de confiança em si e nas outras pessoas, regenerando nossas atuações solidárias e colaborativas no dia a dia.
Trata-se de uma necessária alfabetização colaborativa para que possamos nos relacionar como se fôssemos integrantes de um mesmo e único time chamado Humanidade, fazendo jogadas mais solidárias e menos solitárias. No jogo de nossas relações cotidianas não é mais preciso existir “uma seleção dos melhores” pois cada pessoa é essencial. Não há primeiro nem último lugar, há um lugar comum. Não há adversários, somos participantes de uma mesma jornada. Agora, podemos reaprender a jogar e viver com ao invés de contra para poder VenSer todo mundo junto e SerVir mais completamente ao bem comum.